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Ao vender o carro, o seguro é transferido automaticamente para o novo proprietário?

Não. A cobertura do seguro cessa com a venda do veículo. Se desejar passá-lo ao novo proprietário, você deve formalizar o pedido de transferência, cabendo ao novo proprietário arcar com a diferença que possa resultar de desconto concedido a você (como bônus, perfil,...). Caso contrário, você poderá aproveitar seu seguro para cobrir um novo carro que você venha a adquirir. Se isso não ocorrer, você pode pedir o cancelamento do seguro.


Devo avisar o corretor de seguros quando instalo opcionais ou faço modificações no meu veículo?

É recomendável submeter seu veículo a uma nova vistoria do seguro, já que essas alterações não constaram da vistoria feita por ocasião da contratação.


Quando fiz meu seguro, eu morava e circulava com meu veículo somente na cidade de São Paulo. Agora, mudei-me para Campinas e não comuniquei minha nova região de circulação ao seguro. Estou coberto?

Não. É importante lembrar que quando o seguro é feito, é perguntado ao cliente a cidade onde ele mais circula com seu veículo e o seguro é tratado com base nessa informação. No Brasil, o custo do seguro varia de uma cidade para outra em função do risco que cada região oferece. O seguro, portanto, deve estar sempre taxado corretamente pela cidade de maior circulação do veúculo. Existe, no seguro, uma 'Cláusula de Perda de Direitos' que isenta a seguradora da obrigação decorrente da apólice se o segurado omitir informação que possa influenciar o enquadramento tarifário do seguro, e deixar de cumprir as obrigações convencionadas na apólice.

O que é 'Cláusula de Avaria'?

Todas as avarias observadas em seu veículo na contratação ou renovação são qualificadas em vistoria e excluídas da cobertura do seguro em caso de sinistro de Perda Parcial. Caso você venha a repará-las durante a vigência do seguro, deverá submeter o veículo a uma nova vistoria para exclusão da 'Cláusula de Avaria'.

Há alterações no veículo que podem prejudicar a minha cobertura?

Sim. No caso de alterações que modifiquem a condição original do veículo, como rebaixamento ou turbinamento, ou seja, mudanças estruturais que alteram o projeto original de fábrica.

O que é franquia e em que caso não é aplicada?

Franquia é uma participação obrigatória do cliente em cada sinistro que venha a ter no veículo. O cliente pode contratar o seguro com até 3 tipos de franquia: reduzida, normal ou majorada (50%, 100% ou 200%). A franquia não será aplicada em caso de perda total do veículo ou danos causados a terceiros (cobertura para terceiros).

Qual tabela as seguradoras adotam e como devo escolher o fator de ajuste na opção Valor de Mercado Referenciado?

A maioria das seguradoras usa a Tabela FIPE (da Fundação Getúlio Vargas). Na contratação, você optará por um fator de ajuste entre 90% a 110% sobre o valor previsto na tabela. Assim, por exemplo, se em sua cidade o valor de seu veículo no mercado é de R$ 11.000,00, mas na tabela seu carro tem valor de R$ 10.00,00, você poderá ajustar na contratação o fator de 110% da Tabela FIPE. Desta forma, se durante a vigência do seguro você vier a perder seu veículo, receberá o valor equivalente a 110% da Tabela FIPE vigente no mês em que estiver recebendo da seguradora.

Na opção Valor de Mercado Referenciado, como poderei saber o valor que receberei em caso de perda do veículo?

Basta você aplicar o fator ajustado previsto em sua apólice (escolhido na contratação) sobre o valor do veículo previsto na Tabela FIPE (Revista Quatro Rodas) na ocasião do recebimento da seguradora. Exemplo: Valor segurado para o veículo = 110% da Tabela FIPE. Se na data em que você receber a indenização da seguradora o veículo estiver na Tabela valendo R$ 10.000,00, você receberá R$ 11.000,00 (equivalente a 110% de R$ 10.000,00).

Quando o seguro é feito sob a modalidade Perfil, que cuidados devo tomar?

No seguro fechado sob Perfil, você teve um desconto adicional baseado em um questionário com informações fornecidas por você. Assim, é importante que qualquer alteração no comportamento ou nos dados do perfil seja avisada por escrito a corretora de seguros, para que esta altere os dados constantes na apólice e verifique se haverá perda do direito ao desconto concedido. É importante ressaltar que, em caso de sinistro, será verificado se as informações prestadas conferem com a que foi dada por você na contratação, podendo a cobertura ser prejudicada se houver omissão da verdade e/ou mudança no perfil não avisada. Exemplo: se você informou que seu carro sempre pernoita em garagem fechada na sua residência e de repente isto não mais acontece, caso seu veículo seja furtado quando em pernoite na rua, a cobertura estará prejudicada. Portanto, leia atentamente o Perfil que está em sua apólice e qualquer modificação avise a Corretora para ajuste no seguro.

Quando fiz seguro, meu carro possuia um aparelho CD player. Ele está coberto se for furtado de dentro do veículo?

Não. No seguro automóvel, todos os equipamentos de som instalados no carro, mesmo que originais de fábrica, somente estarão cobertos se especificado, quando da contratação do seguro, um valor segurado específico para os mesmos e pago um custo adicional no seguro. Assim, se desejar ter essa cobertura para furto, roubo ou dano parcial do mesmo, deverá, na contratação, designar valor para ele ou solicitar a inclusão do mesmo durante a vigência, pagando o custo adicional pelo período a decorrer.

Quando faço seguro de um veículo 0 Km, por quanto tempo tenho direito � indenização em caso de perda total por outro 0 km?

A maioria das seguradoras dão gratuitamente a garantia de reposição no seguro Valor de Mercado Referenciado por 3 (três) meses a contar da data da saída do veículo da revenda, constante da Nota Fiscal. Esse prazo pode ser ampliado para 6 meses mediante pagamento de custo adicional no seguro. A condição desta garantia exige que o seguro tenha sido efetuado até 3 dias da data de saída constante da Nota Fiscal de Venda e o veículo não tenha sofrido nenhum outro acidente no período.

A franquia se aplica também ao veículo do terceiro quando eu for culpado?

Não. A franquia só se aplica ao seu veículo. Os danos a terceiros são integralmente cobertos pelo seguro até o limite do valor segurado contratado em sua apólice.

Meu carro está financiado. Quanto recebo se o veículo sofrer perda total?

As seguradoras, de maneira geral, primeiro quitam a sua dívida com a instituição que financiou a compra, depois pagam a diferença a você. Se, por exemplo, o valor de mercado a ser indenizado for de R$ 15.000,00, mas você deve R$ 6.000,00 a financeira, você receberá a diferença de R$ 9.000,00.

Meu carro quebrou em casa. O seguro pode me ajudar?

Claro. Basta acionar o Serviço de Assistência 24 horas, que um guincho gratuito se encontra sua disposição, seja em casos de pane ou acidente. Neste caso, o guincho removerá o seu carro para uma oficina de sua confiança. Portanto, mantenha sempre em sua carteira o cartão da Assistência 24 Horas de seu seguro de automóvel, pois você poderá precisar dele na hora em que menos esperar.

O que é cobertura adicional de despesas extraordinárias no seguro?

É uma cláusula opcional, recomendada quando da contratação do seguro, que lhe garante em caso de perda total do veículo um pagamento adicional ao valor médio do veículo, observando o limite máximo previsto na apólice, a título de despesas, sem a necessidade de comprovação.

Eu estava numa confraternização com amigos e acabei bebendo mais do que devia. Se ao sair eu bater o carro, o seguro paga?

Não. Existem situações que nenhum seguro lhe dará cobertura, tais como:

O condutor do veículo o fizer sob ação de álcool, drogas ou entorpecentes;
O veículo for conduzido por pessoa não habilitada;
O veículo for usado para fins diferentes do designado no seguro;
O condutor dirigir de forma culposa ou dolosa;
O condutor participar de competições, pegas, rachas, apostas ou provas de velocidade.

Bati em outro carro. O que faço?

Primeiro providencie o registro policial da ocorrência, tranquilize o terceiro informando-o sobre seu seguro e oriente-o a comparecer ou contatar a corretora, munido de uma cópia do B.O. (boletim de ocorrência), documento do veículo e habilitação. A corretora o encaminhará a uma oficina credenciada para os reparos necessários. Em seguida, você deverá contatar a corretora para formalizar o aviso do evento, para que a corretora atenda ao terceiro. Se o seu veículo não puder se locomover, acione a Assistência 24 horas, serviço este que não é extensivo ao terceiro.

Minha cobertura para danos a terceiros inclui uma eventual condenação por dano moral?

Não. A cobertura de responsabilidade civil em seu seguro é feita para o risco de danos materiais e danos corporais que você cause a terceiros. O risco de dano moral é opcional e, se você desejar, poderá contratar esta garantia, através de verba específica. O dano moral é um valor que lhe pode ser atribuído em caso de acidente que você seja considerado culpado, por sentença judicial, pela percussão negativa decorrente da dor ou constrangimento oriundo da violação ao patrimônio ou lesão corporal sofrida por terceiros após um acidente.

Por que optar pela franquia reduzida?

A franquia reduzida corresponde a 50% da franquia normal, esta é a primeira vantagem. Mas você deve estar atento ao seguinte: Algumas seguradoras oferecem benefícios extras como carro reserva gratuito em caso de sinistro, mas, para ter acesso a esses benefícios o orçamento deve ser superior a franquia contratada. Portanto, quanto menor a franquia, maior a possibilidade de acesso a esses benefícios.

O que é APP?

APP é um seguro de acidentes pessoais para os passageiros do veículo que garante em caso de morte ou invalidez uma indenização limitada ao valor contratado. O custo é baixo e garante tranquilidade ao proprietário do veículo em caso de sinistro. Motoristas de táxi, vans e demais veículos de transporte de passageiros não devem abrir mão dessa cobertura em função dos problemas que podem enfrentar em caso de acidente. É importante lembrar que a verba contratada é proporcional ao número de passageiros que comporta o veículo. Por exemplo, com verba de APP para morte de R$ 5.000,00 e capacidade do veículo para 5 pessoas, a indenização será de R$ 1.000,00 por passageiro.

Vendi meu carro com seguro. Eu perco meu bônus?

Cuidado com esse procedimento. Em primeiro lugar não existe venda de seguro, pois a apólice deve ser emitida em nome do proprietário do veículo. Além disso, com a implantação do perfil pelas Seguradoras, o seguro automóvel passou a ser ainda mais pessoal, pois o valor do prêmio é obtido em função dos dados pessoais do segurado.

No seu caso, houve ainda desconto pela ausência de sinistro (bônus). O que você pode fazer é o que chamamos de TRANSFERENCIA DE TITULARIDADE DO SEGURO, ou seja, substituir todos os seus dados pessoais pelos do novo condutor, o que certamente acarretará em diferença de prêmio. Evite essa pratica, pois não é vantajosa para nenhuma das partes Em relação a perda de bônus, a resposta é não. O bônus é do segurado e não do veículo.

Meu seguro é cancelado depois que recebo a indenização?

Sim. A sua apólice é cancelada depois que a Seguradora paga a indenização por perda total por acidente, roubo ou furto.

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